29/04/2011

FRAUDE NA III CONFERÊNCIA DE CULTURA EM PLANALTINA-DF

O representante da Secretaria de Cultura incluiu indevidamente, cerca de 50 pessoas no quórum da plenária de Planaltina realizada em 02 de abril. Tais pessoas, oriundas do Entorno do DF, contribuíram para dar um pouco de brilho a um evento morno, sem tempo para uma discussão efetiva dos temas propostos. Todavia, essas pessoas NÃO participaram do processo de votação, convidadas que foram pela Secretaria (?) tão somente para a discussão nos grupos. Ou seja: o quórum foi inflado/fraudado! - o que possibilitou o aumento do número de delegados a serem “eleitos” nessa plenária.

Quando do processo de votação a lambança se completou: o que se viu foi um “repeteco” das manipulações mais grosseiras, presenciadas noutras conferências:

- O representante da Secretaria de Cultura NÃO ACEITOU quaisquer propostas de encaminhamentos que visassem preservar o que consta no eixo I da Cartilha da III Conferência de Cultura do DF – que defende a Diversidade, Descentralização e Democratização -, ou seja: o que o próprio regimento da Conferência define no artigo 20º – para cada grupo de dez pessoas um Delegado. O que ocorreu foi “todo mundo votando em todo mundo”, donde o princípio da proporcionalidade – que asseguraria, minimamente, a diversidade na representação popular ali presente -, foi aniquilado pelo “blocão” liderado principalmente por...
- Assessores (?) parlamentares da base governista, que controlavam sob rédeas curtas uma grande parcela dos votos das pessoas presentes;
- Pessoas identificadas com a Administração Regional de Planaltina, que endossavam a pantomima;
- Votos de cabresto a mancheias, num claro desrespeito aos princípios democráticos mais elementares.

Saldo desse simulacro de democracia?!
- À despeito de algumas pessoas idôneas e comprometidas com a Cultura terem sido eleitas como delegadas/conselheiras, o processo em nada se diferiu da II Conferência, ocorrida durante o (des)governo Arruda/PO.

Com nossa participação “legitimamos” o processo?
- De forma alguma! Contribuímos nas discussões que antecederam a Conferência Local, inclusive na formulação da principal proposta apresentada (vide link "PROPOSTA" acima) – Quanto a essa FRAUDE - denunciamos energicamente, enquanto ocorria.

A Rádio Utopia FM se pauta pela independência e pela democratização nos meios de comunicação, o que implica em não aceitar quaisquer manipulações.